65 anos da Federação Paulista de Futsal

No dia 14 de junho a Federação Paulista de Futsal completou 65 anos de existência. No ano de 1998, fiz o curso de arbitragem com o Professor Tadeu Correa na Escola de Educação Física na cidade de Cruzeiro-SP e no ano seguinte comecei a fazer parte do quadro de arbitragem desta Entidade que se estendeu até o ano de 2013.

A minha estreia foi no dia 25 de maio no Ginásio da Associação Esportiva de São José dos Campos, num jogo de categoria Fraldinha (Sub 8) entre as Ligas Joseense e Taubateana pelo Troféu Piratininga. Daí por diante consegui grandes escalas de outros campeonatos mais importantes como o Estadual e o Metropolitano, arbitrando muitas vezes equipes de camisa como Corinthians, Santos, Banespa, São Paulo, Palmeiras entre outros.

Na arbitragem na Federação conseguir fazer duas finais. No Troféu Piratininga em 2002 na cidade de Rio Preto na categoria pré-mirim (Sub 10) entre as Ligas Riopretana e Jundiaiense e no ano de 2003 na cidade de Taubaté entre as Ligas Taubateana e São Bernardo do Campo na categoria juvenil (Sub 20).

Mas a maior escala que tive foi em 2012, na semifinal do Campeonato Estadual Principal Masculino da série A1 no Ginásio Educamais, na cidade de Jacareí-SP. Ao lado dos meus companheiros Henrique Ângelo (anos mais tarde iria para o quadro da FIFA), Andréa e Silas Gusmão.

Meu jogo último jogo aconteceu no Ginásio do Vale do Sol em São José dos Campos-SP no dia 28 de abril de 2013, numa rodada de categorias menores da equipe do Atleta Cidadão contra uma equipe de São Paulo pela Série A2 do Metropolitano.

Na Federação Paulista de Futsal ainda tive a oportunidade de fazer dois cursos além do de arbitragem que foram o curso de treinador em 2000 e o de atendente de quadra em 2011.

Voltar